terça-feira, 7 de julho de 2009

Vinho sagrado !!!

Ainda me lembro do desconforto que minhas patelas ficavam pra achar uma posição confortável no genuflexório...Levantava a cabeça depois de uma prece decorada e olhava todo domingo pro grande altar ,onde a cruz solitária e imponente dava o arremate decorativo cristão com padre André dizendo: " Tomai e bebei todos deste! Este é o sangue de Cristo que é dado por vós para a salvação da vida eterna ,Amém !!! "
O cálice dourado se levantava e lá dentro o precioso vinho escarlate era o veículo do rito ,logo a grande fila indiana se formava , olhos fechados e cabeças baixas com mãos receptivas me faziam admirar com um respeito inabalável a missa da igreja matriz!!!
Ontem bebi um vinho argentino fantástico,a safra era 2003 , paladar redondo e frutado com madeira.Descia goela abaixo sem a resistência habitual dos vinhos secos taninosos e por um momento, tive essas lembranças tão boas e importantes na minha formação religiosa que hoje em dia se complicou um pouco mais;não pela falta de fé,mas pelo questionamento da estrutura na qual se gera uma subserviência avessa a minha vontade!!
Questionamentos religiosos a parte, é bom perceber que bons amigos e um bom vinho me levaram automaticamente ao meu passado ,me fizeram experimentar sensações e vez ou outra me pegava como um enfeite na mesa,pois estava preso na memória fotográfica e roçava meu joelho como eu fazia quando terminava a genuflexão ...Entre risadas e assuntos íntimos, olhava pra cada um deles nas minhas caladas súbitas e percebia a importância que o vínculo afetivo tem na minha existência... E o vinho argentino à medida que chegava na temperatura ideal ,me dava mais prazer ,como se cada pegada na haste da taça bojuda levasse à minha boca ternas memórias,afeto e uma vontade de pedir outra garrafa ...Mas aí me lembrei da palavra mais essencial pra se manter a responsabilidade: MODERAÇÃO !!! Será que já estava ficando embriagado em plena segunda feira? Coloquei as duas mãos na mesa ,olhei pra cada um deles e como num encerramento ,sugeri: Fechemos a conta?
A concordancia coletiva gerou uma saciedade deliciosa e voltei pra casa manso,quase lerdo e na certeza de que comprarei do mesmo vinho cujas uvas foram cultivadas na vinícula das lhamas sagradas e misteriosas dos Andes Argentinos!!! Salve !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário